Alasca: Habitantes usam faróis para avião aterrar
- Adeildo Velôso da Silva
- 6 de set. de 2020
- 1 min de leitura
A comunidade remota de Igiugig, no estado norte-americano do Alasca, fez quase um milagre no fim de semana passado, quando se juntou para salvar a vida de uma criança. Uma equipa de evacuação médica tinha sido chamada ao local, na passada sexta-feira, mas quando se preparavam para aterrar descobriram que a pista não tinha luzes para servirem de guia.

Segundo explicou a chefe da tribo local, Ida Nelson, à CNN, a vila de cerca de 70 pessoas fica a 450 da cidade mais próxima. Então os residentes lembraram-se de uma solução criativa para ajudar a equipa médica a dar a volta à situação.
Dezenas de habitantes reuniram carros e várias Moto4 e acenderam os faróis para iluminar a pista de aterragem. Todos se alinharam de um dos lados da pista, cada um no sítio onde estaria a luz original.
"Estava muito nervosa e ansiosa porque era muito tarde e é o filho de alguém. A única coisa em que pensava era quão depressa ia conseguir chamar as pessoas até aqui para ajudar porque e se fosse o meu bebé?", recordou Ida.
Em 20 minutos estavam no local 20 veículos, com condutores com idades entre os 8 e os 70 anos. O avião conseguiu aterrar, recolher o paciente e partir em direção ao hospital.
A criança ficou internada no hospital de Anchorage e está estável. Para Ida o esforço conjunto foi "uma coisa normal de acontecer numa comunidade tão pequena".
Commentaires