top of page

As montanhas dos Pirenéus

A pouco mais de uma hora de carro de Barcelona, a pequena cidade de Bagà é a porta de entrada para o Parque Natural de Cadí-Moixeró, que marca o início dos Pirenéus catalães. Uma antiga região mineira, que apostou forte no turismo de natureza e tem no outono a sua época alta.

Apesar de ser a primeira porta de entrada para o Parque Natural de Cadí-Moixeró e para os Pirenéus catalães, para quem chega de Barcelona, a cidade de Bagà pouco mais foi, durante anos, do que um mero ponto de passagem. Tudo mudou há dez anos, desde que aqui começou a ser organizada a Ultra Pirineu, uma das mais conhecidas ultramaratonas de montanha. Anualmente, sempre no último fim de semana de Setembro, são quase dois mil os atletas oriundos de mais de quatro dezenas de países que participam nas provas de 110 e 45 quilómetros, percorrendo estas montanhas de fio a pavio e atraindo milhares de pessoas à região.

A cordilheira dos Pireneus separa a Península Ibérica do restante da Europa, estendendo-se por mais de 430 quilômetros entre a Espanha e a França e passando de 3.400 metros de altitude. Trilhas para caminhada atravessam toda a extensão da cordilheira, e parques nacionais oferecem trilhas mais curtas, enquanto dezenas de resorts de esqui podem ser encontrados nos dois lados dos Pireneus. Andorra é um país minúsculo situado no centro da cordilheira.

O parque natural é percorrido por uma grande rota pedestre, circular, que liga entre si oito refúgios de montanha, onde os caminhantes e visitantes podem pernoitar.

A melhor altura para visitar os Pirinéus será na Primavera e Verão (meses de Maio a Setembro). O clima da região é muito influenciado pela topografia do território logo as zonas de montanha apresentam níveis de precipitação e neve muito superiores às zonas baixas. Os Invernos são frios atingindo facilmente os -10º C. Os Verões são frescos, com as temperaturas a atingir os 20º.

o ideal é dispor de 4 a 5 dias para uma primeira incursão a este destino. Previamente, faça um roteiro dos locais a visitar, mas seja flexível e deixe algum tempo livre para explorar pontos de interesse que possam surgir em cima do tempo.

Além de turistas caminhando e ciclistas praticando mountains bike pelas trilhas, é frequente encontrar pelas estradas grupos de motoqueiros em viagem e também carros de luxo a toda velocidade. Afinal, ali estamos muito próximo da França e da luxuosa Cote D’Azur.

São milhares as ofertas de alojamento nos Pirinéus, distribuídas principalmente por hotéis, apartamentos, casas de férias, casas de campo ou alojamento local. Para quem procura uma opção mais económica, pode optar pelos parques de campismo. Dependendo da época e o tipo de alojamento, o preço mínimo pode andar nos 20/30 euros e o máximo com valores superiores a 200 euros por noite. Os preços são mais caros nos fins de semana e épocas altas.

Sobre alimentação, vale prestar atenção aos ‘menus’ oferecidos pelos restaurantes. A maioria sempre tem bons preços, em torno dos 15 euros, que incluem entrada+prato principal+sobremesa+café. Apenas não esqueça: o almoço costuma ser servido até umas 15h.



Comments


Join our mailing list

Obrigado pelo envio!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn ícone social

© 2020 por Fazendo Barulho.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page