Brasil: Aprovação do Governo Bolsonaro sobe para 40%
- Adeildo Velôso da Silva
- 25 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Levantamento encomendado pela CNI/IBOPE foi feito de 17 a 20 de setembro e ouviu 2 mil pessoas em 127 municípios. Na pesquisa anterior, aprovação era de 29%, e reprovação, de 38%.

A taxa de aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro cresceu, segundo uma pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira (24). O número de brasileiros que consideram a gestão boa ou ótima subiu para 40% ante os 29% registrados em dezembro, enquanto os que avaliam como ruim ou péssima caíram para 29%, ante os 38% registrados na última pesquisa.
A popularidade do chefe do Executivo cresceu principalmente entre os entrevistados com menor grau de escolaridade. Entre os que estudaram até a oitava série do ensino fundamental, os que avaliam bem o governo foram de 25% para 44%.
O gerente-executivo de economia da CNI, Renato da Fonseca, considerou que o auxílio emergencial teve papel importante nessa mudança.
“Aparentemente, o auxílio emergencial teve um papel importante na melhora da avaliação do governo Jair Bolsonaro, como reflete o crescimento na aprovação das ações de combate à fome e à pobreza”, afirmou em comunicado publicado pela CNI.
A parcela de brasileiros que dizem confiar no presidente foi de 41% a 46%. No entanto, a taxa ainda é menor dos que dizem não confiar, que totalizam 51%.

A nova sondagem também considerou a expectativa da população sobre o governo. Os resultados apontam que 36% acreditam que os próximos anos de mandato de Bolsonaro serão ótimos ou bons.
Outros 30% disseram que serão ruins ou péssimos. Para 29%, os próximos anos serão regulares. Os três percentuais variaram dentro da margem de erro.
O Ibope também perguntou aos entrevistados sobre a percepção do noticiário em relação ao governo Jair Bolsonaro. Na pesquisa, 20% avaliam que as notícias recentes sobre o governo são mais favoráveis, e 43%, que são mais desfavoráveis.
Outros 25% consideram que as notícias não são nem favoráveis, nem desfavoráveis, e 12% não sabem ou não quiseram opinar.
A área de segurança pública é a única a ter avaliação positiva de mais da metade dos entrevistados. Segundo a pesquisa, 51% da população tem uma percepção positiva da atuação do governo nesta área, ante 45% com percepção negativa.
Em meio à pandemia do covid-19, a saúde teve desaprovação de 55% e aprovação de 43%. Já em meio ambiente, outra área em que o governo tem sido muito questionado, teve desaprovação de 57%.
A pesquisa avaliou ainda a percepção da população a respeito de áreas do governo:
Segurança pública
Aprova: 51%;
Reprova: 45%;
Não sabe/não respondeu: 3%.
Combate à fome e à pobreza
Aprova: 48%;
Reprova: 49%;
Não sabe/não respondeu: 3%
Meio ambiente
Aprova: 37%;
Reprova: 57%;
Não sabe/não respondeu: 6%.
Saúde
Aprova: 43%;
Reprova: 55%;
Não sabe/não respondeu: 2%.
Educação
Aprova: 44%;
Reprova: 52%;
Não sabe/não respondeu: 3%
Combate ao desemprego
Aprova: 37%;
Reprova: 60%;
Não sabe/não respondeu: 3%
Combate à inflação
Aprova: 38%;
Reprova: 56%;
Não sabe/não respondeu: 6%
Taxa de juros
Aprova: 30%;
Reprova: 64%;
Não sabe/não respondeu: 7%
Impostos
Aprova: 28%;
Reprova: 67%;
Não sabe/não respondeu: 5%
A pesquisa também pediu uma comparação entre o governo atual e o governo anterior, do presidente Michel Temer (MDB). Dos entrevistados, 49% consideram o governo Bolsonaro melhor que o antecessor, 26% consideram igual e 21% consideram o atual governo pior. 4% não souberam ou não quiseram opinar.
Comments