Brasil: Bonito, o nome da cidade já diz tudo
- Adeildo Velôso da Silva
- 4 de set. de 2020
- 3 min de leitura
Bonito é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil e motivos não faltam para isso, já que o lugar faz jus ao nome!

Bonito é uma cidade e centro de ecoturismo no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul, está localizada a cerca de 300 km da capital Campo Grande. É uma cidade pacata, muito conhecido por ser um destino incrível para quem busca contato com a natureza.A área circundante é conhecida pelos rios de água translúcida, como o Rio da Prata, um destino de snorkeling repleto de peixes. O Abismo Anhumas é uma enorme caverna coberta de estalactites que permite a prática de rapel e de mergulho num lago subterrâneo. Bandos de araras criam ninhos no profundo Buraco das Araras, de cor ocre.

Com cerca de 22 mil habitantes, Bonito desponta como destino de ecoturismo no Brasil e tem dinâmicas muito diferentes de outras partes do país. Bastante organizado, o turismo local incentiva a preservação da região e todas as atividades realizadas na cidade são feitas na companhia de um guia turístico, que permite conhecer muito melhor a fauna e flora locais.
A cidade está próxima da Serra da Bodoquena, e a cerca de 135 km do Paraguai e por isso a cultura local é influenciada por alguns costumes do país vizinho. Também localizada próximo ao Pantanal, Bonito e região possuem uma vegetação de transição com áreas de mata atlântica e do cerrado.

É um destino incrível para admirar rios cristalinos, a vida marinha, observar aves e outros animais silvestres, visitar cavernas com um lago de cor surpreendente, fazer trilhas junto à natureza, passar o dia aproveitando as águas calmas de um balneário, poder curtir um banho revigorante em uma cachoeira ou fazer atividades com emoção, como um boia Cross, descida em rapel ou em uma tirolesa.
Todos os passeios em Bonito têm um número limitado de visitantes e todos são feitos na companhia de um guia, garantindo que a atividade será realizada em determinado dia e horário. Para quem não gosta de destinos em que pessoas ficam oferecendo atividades nas ruas o tempo todo, Bonito é excelente porque isso não acontece por lá. Esse sistema é compartilhado por todas as agências turísticas da cidade e o preço dos passeios é tabelado. Tudo é muito organizado.

Bonito é o sonho de consumo de qualquer mergulhador, seja pela formação de calcário, seja pelas águas cristalinas, Bonito é um dos melhores destinos no Brasil para a prática de mergulho.
A região possui vários pontos de mergulho, um mais lindo do que o outro. Os mais famosos e diferentes são o Abismo Anhumas e a Lagoa Misteriosa. São estilos de mergulho completamente distintos, mas igualmente maravilhosos!
A principal atração em Bonito é a Gruta do Lago Azul, uma caverna com um lago de coloração azulada que chega a ter 90 metros de profundidade. A caverna tem dezenas de estalagmites, estalactites e colunas, formadas ao longo de centenas de anos. Outra atração muito popular e lindíssima é a flutuação nos rios, como a que se faz no Rio Sucuri ou no Aquário Natural. A flutuação é uma atividade em que se observa a vida aquática com snorkel, mas sem encostar os pés no chão ou nadar. É um passeio lindo demais e que não dá para perder ao realizar sua viagem!
Visitar um parque onde se pode fazer trilhas e visitar cachoeiras também é um passeio incrível, que pode ser feito em diferentes propriedades da região, entre elas o Parque das Cachoeiras, o Cachoeiras Serra da Bodoquena ou o maravilhoso Boca da Onça, que possui a maior queda d’água do Mato Grasso do Sul!

Bonito é uma cidade que pode ser visitada o ano inteiro, mas cada estação oferece uma experiência diferente ao visitante.
A alta estação ocorre durante o verão, quando as cachoeiras estão mais cheias, mas é no inverno que os rios ficam mais cristalinos por causa da falta de chuvas. Faz calor bastante durante todo o ano, especialmente no verão, e viajando no inverno você poderá experimentar temperaturas mais amenas e até geladas, a depender do dia. Uma sugestão que deixo é viajar no outono ou na primavera, períodos de meia estação, nem tão quentes e com noites frescas.
Agora é só preparar e fazer as malas!
Comentarios