Brasil: Candidata sai ilesa de atentado a dias das eleições municipais
- Adeildo Velôso da Silva
- 11 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
A candidata à prefeitura do município brasileiro de São Vicente Solange Freitas saiu ilesa de um atentado sofrido hoje enquanto conduzia um veículo, quatro dias antes das eleições municipais no Brasil.

Solange Freitas, jornalista de formação e militante do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), circulava por São Vicente, no litoral de São Paulo, quando um homem armado se aproximou num motociclo e disparou cinco vezes contra o vidro traseiro do automóvel, segundo informou a equipa de campanha.
Solange estava acompanhada por quatro assessores no momento do ataque. Eles não foram atingidos e passam bem. Os projéteis não chegaram a transpor para o interior do veículo, por ser blindado.
O atentado aconteceu na avenida Monteiro Lobato, na Vila Voturuá, por volta das 10h30 (local). A candidata estava com a equipe de campanha dentro do carro blindado quando uma moto se aproximou do veículo e um homem atirou, ao menos quatro vezes, na direção da janela do passageiro, onde Solange Freitas estava sentada.
O governador do estado de São Paulo, João Dória, que pertence ao mesmo partido da candidata, condenou a violência e o "ataque à democracia" e determinou uma investigação por parte da Polícia Civil.
"Determinei à Polícia Civil que esclareça este episódio e prenda o criminoso", escreveu Dória na rede social Twitter.
O comité eleitoral do PSDB de São Vicente já havia sido alvo de um atentado em outubro passado, quando vários suspeitos invadiram o gabinete da candidata e destruíram a porta principal, assim como a placa com a identificação de Solange Freitas.
De acordo com o major Michael, a PM faz buscas para tentar prender o autor dos disparos. As imagens de câmeras de monitoramento devem ajudar a identificar o atirador.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que os fatos ocorridos na manhã desta quarta-feira foram registrados no 1ºDP de São Vicente e serão encaminhados ao Deic para continuidade das investigações. A Polícia Civil está com diligências para identificar e prender o autor dos disparos.
No dia 14 de Outubro, criminosos chegaram a invadiram o comitê eleitoral da candidata, na avenida do Quarentenário, durante a madrugada. A porta do local e uma placa, com o nome de Solange, foram destruídos. A fiação elétrica também foi furtada.
No início do mês, o vereador do Rio de Janeiro Jair Barbosa Tavares, candidato à reeleição nas eleições municipais de 15 de Novembro, foi baleado superficialmente na cabeça, enquanto estava num ato de campanha num bar.
O atentado foi obra, alegadamente, de dois homens que chegaram ao local vestidos com roupas de polícia e começaram a disparar, segundo a assessoria de imprensa do candidato.
A primeira volta das eleições municipais brasileiras para eleger ou reeleger prefeitos e vereadores dos 5.570 municípios do país está marcada para o próximo domingo.
Comentarios