Brasil e Paraguai reabrem as fronteiras
- Adeildo Velôso da Silva
- 17 de set. de 2020
- 2 min de leitura
O Brasil e o Paraguai decidiram reactivar o comércio entre as cidades fronteiriças de Foz do Iguaçu, no Paraná, e Ciudad del Este, no Paraguai; Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul, e Salto del Guairá, o Paraguai; e Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

Os dois países assinaram na quarta-feira (16.), uma ata bilateral que permite a reactivação parcial do comércio.
O acordo prevê a criação de pontos comerciais próximos das fronteiras de cada país. Além disso, traz procedimentos para realização de compras pelos cidadãos dessas cidades. Os requisitos aduaneiros migratórios e sanitários determinados por cada país devem ser respeitados.
Os dois países fecharam as fronteiras em Março em virtude da expansão do novo coronavírus no continente.
Isso ocorreu por conta da redução do número de militares na região da fronteira, facilitando a passagem de brasileiros e paraguaios para os dois países.
Ainda segundo o acordo, os cidadãos terão autorização de entradas apenas para compra e retirada de mercadorias, mas não poderão permanecer. Isso porque apesar de o comércio estar sendo restabelecido, o turismo entre os dois países permanece suspenso.
Além disso, o texto afirma que “estes Centros Logísticos de Comércio Fronteiriço cumprirão estritamente com todos os protocolos sanitários estabelecidos em cada país”.
Em 13 de Agosto, cerca de 300 paraguaios participaram de uma carreata que percorreu as principais ruas da cidade de Salto del Guairá, que faz fronteira com o Brasil em Mato Grosso do Sul, em um protesto pedindo pela reabertura da fronteira entre Brasil e Paraguai e da retomada do comércio entre os países.
Além disso, de acordo com os manifestantes, a reabertura era necessária já que diversos comerciantes haviam fechado as portas do comércio por conta da falta de turistas brasileiros.
No último domingo (13), moradores de Ponta Porã, no sul de Mato Grosso do Sul, e de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, protestaram atravessando a linha internacional que separa os dois países.
Apesar da retomada parcial do comércio entre os dos países não há uma previsão para que o turismo volte a ser autorizado.
Segundo o Ministério da Saúde do Paraguai, o país tem 29.298 pessoas contaminadas e 552 mortos por Covid-19. Já o Brasil está com 4,4 milhões de casos e 134,1 mil mortos pela doença.
Comments