Brasil: Fim da pandemia? Praias lotadas nesse feriado
- Adeildo Velôso da Silva
- 7 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Aglomerações em litorais no feriado de 7 de Setembro ignoram as medidas que proíbem banho de sol e determinam o distanciamento social. Fotos do Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades circulam na internet. Brasil registra mais de 126 mil mortos, sendo o segundo país no mundo em números de mortos.

Neste fim de semana prolongado, por conta do feriado de 7 de setembro, os brasileiros têm ignorado a pandemia de coronavírus e lotado praias em diversas cidades.
No Rio de Janeiro e em alguns lugares do litoral paulista, as imagens que circulam nas redes sociais são areias sem qualquer distanciamento.
Segundo reportagem da Globonews, na Praia de Ipanema, próximo ao Arpoador, não havia fiscalização e vários resgates de banhistas foram feitos pelos Bombeiros. Neste sábado (05), Ubatuba (SP) foi um dos temas mais comentados no Twitter por conta da lotação.
Com isso, as regras de isolamento social e a proibição de banho de sol são completamente desrespeitadas.

As estradas paulistas que levam ao litoral registraram longos congestionamentos neste fim de semana prolongado do feriado de 7 de Setembro. Mesmo com a orientação do governo estadual de evitar aglomerações no período para não aumentar os riscos de contágio pelo novo coronavírus, cerca de 215 mil veículos usaram o Sistema Anchieta-Imigrantes para chegar àa Baixada Santista até o meio-dia deste domingo (6), de acordo com a concessionária Ecovias.
Nas praias do litoral, a Polícia Militar intensificou o patrulhamento ostensivo na orla e nos quiosques, bares e restaurantes. São cerca de 20 mil policiais, com o uso diário de 7,2 mil viaturas, 880 motocicletas, 35 cavalos, 11 helicópteros Águia, além de oito drones que monitoram pontos estratégicos nas rodovias e áreas urbanas.
Os policiais usam ainda megafones para divulgar mensagens de conscientização e prevenção às aglomerações. A operação tem também 200 profissionais da Vigilância Sanitária trabalhando na fiscalização e orientação dentro de estabelecimentos.

Três banhistas morreram afogados em Guarujá e dois em Mongaguá, no litoral de São Paulo, neste domingo (6), de acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar). Outros três estão desaparecidos.
Segundo o GBMar, os três afogamentos em Guarujá ocorreram na Praia da Enseada. As vítimas são homens com idades de 24, 27 e 60 anos. Em um dos casos, não havia monitoramento no local em que o banhista se afogou. Duas pessoas chegaram a ser socorridas e retiradas do mar, mas não resistiram.
Já em Mongaguá, os dois homens afogados ainda não foram identificados. Também foi nesta praia que ocorreu um dos desaparecimentos no mar. Outros foram registrados em Itanhaém, cidade vizinha, onde os bombeiros procuram por dois jovens, de 18 e 21 anos, que sumiram após entrarem na água.
De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, mais de um milhão de turistas são aguardados na Baixada Santista durante o feriado prolongado.
Comments