Brasil: Incêndio de grandes dimensões
- Adeildo Velôso da Silva
- 20 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Um incêndio de grandes dimensões consumiu mais de 550 hectares de um canavial em Goiatuba, no estado de Goiás, no centro do Brasil. As chamas, que chegaram a atingir algumas casas e uma área que fazia parte de uma reserva ambiental, assustaram a população local.

No combate às chamas estiveram 80 pessoas, com três meios aéreos e alguns meios terrestres.
Recorde-se que a Amazónia brasileira registou, entre 1 de Janeiro e 9 de Setembro deste ano, 56.425 focos de incêndio, o maior número para o período desde 2010, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) do Brasil.
O Pantanal brasileiro, considerada a maior zona húmida do planeta, vive os piores incêndios em 20 anos, tendo obrigado as autoridades estaduais de Mato Grosso (centro-oeste do Brasil) a decretar estado de calamidade no passado dia 14 de Setembro.
Este ano, os incêndios no Pantanal aumentaram mais de 230% em relação a 2019 e as críticas à falta de uma política ambiental mais enérgica por parte do governo do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, não demoraram a chegar.
"O desprezo do Governo Bolsonaro pela agenda ambiental é crónico e tem grande poder de destruir os nossos biomas", escreveu a ex-candidata presidencial, ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, na rede social Twitter.
Comments