Brasil: Terremoto na Bahia
- Adeildo Velôso da Silva
- 31 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
Na manhã deste domingo (30), foram sentidos tremores de terra no estado da Bahia, Mutuípe, que fica no Vale do Jiquiriçá, e Amargosa, no Recôncavo Baiano são as cidades atingidas.

Geólogos avaliam que terremoto foi de alta magnitude, já que normal é tremor abaixo de 3, os tremores sentido foram maior, na região do do Recôncavo Baiano o tremor chegou a 4,6 de magnitude, sendo considerado um terremoto, pois consegue derrubar objetos de prateleira, pode sentir vibrações em telhados e janelas, já o segundo tremor foi de 3,7 de magnitude.
O primeiro tremor, mais forte, foi registrado por volta das 7h45. O segundo, um pouco mais brando, perto das 8h20.
O Laboratório de Sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) acompanha o local há anos e aponta que o tremor foi o mais intenso já medido na região. "O Recôncavo tem historicamente notícias de outros tremores. É uma região também com essas características, mas não com tremores nessa ordem de grandeza", afirma Eduardo Menezes, mestre em geofísica do laboratório da UFRN. Para ele, há uma teoria para explicar o que houve na região para ocorrer os tremores. "Provavelmente foi uma falha geológica em atividade, um alimento de pressão e os esforços nessa região que provocaram isso. Na geologia, isso ocorre com natureza, o grande problema é saber onde e quando isso pode ocorrer".
Comments