EUA: Admite acelerar processo de qualquer futura vacina
- Adeildo Velôso da Silva
- 31 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
O chefe da Agência de Medicamentos dos Estados Unidos da América anunciou hoje ser possível autorizar uma futura vacina contra a covid-19 sob procedimento de emergência, antes do fim dos ensaios clínicos que confirmem a segurança e eficácia.

Em entrevista publicada hoje pelo Financial Times, o diretor da Food and Drug Administration (FDA), a agência federal que supervisiona a comercialização de medicamentos nos Estados Unidos, disse que qualquer pedido de autorização terá que ser feito por quem está a desenvolver a vacina.
“Se eles fizerem isso antes do final da fase 3, podemos considerar isso apropriado, podemos achar inapropriado, faremos uma avaliação”, afirmou Stephen Hahn.
Três fabricantes ocidentais de vacinas estão bem avançados e em fase 3 de testes clínicos, que vão incluir dezenas de milhares de participantes: a AstraZeneca (parceira da universidade britânica de Oxford), Moderna (parceira dos institutos norte-americanos de Saúde) e a aliança Pfizer/BioNTech.
Porém, pela própria natureza desses ensaios, é difícil prever quando vão aparecer os primeiros resultados.
Por outro lado, a China e a Rússia anunciaram que autorizaram duas vacinas antes da conclusão de todas as fases dos testes, mas foram alertadas que tal procedimento poderia ser perigoso.
Os EUA são o país com mais mortos (182.785) e também com mais casos de infecção confirmados (mais de 5,9 milhões).
Por outro lado, a China e a Rússia anunciaram que autorizaram duas vacinas antes da conclusão de todas as fases dos testes. Mas foram alertadas de que tal poderia ser perigoso.
Por outro lado, a China e a Rússia anunciaram que autorizaram duas vacinas antes da conclusão de todas as fases dos testes. Mas foram alertadas de que tal poderia ser perigoso.
Por outro lado, a China e a Rússia anunciaram que autorizaram duas vacinas antes da conclusão de todas as fases dos testes. Mas foram alertadas de que tal poderia ser perigoso
Comentários