EUA: Avião supersónico está a caminho
- Adeildo Velôso da Silva
- 9 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Um protótipo de avião Air Force One supersónico pode estar pronto já em 2025. A Força Aérea dos Estados Unidos trabalha no momento com a concessão de contratos de desenvolvimento da aeronave.

A Força Aérea dos EUA atribuiu um contrato por 24 meses de US$ 1 milhão (R$ 5,3 milhões) à companhia aeroespacial Exosonic. A empresa terá que criar as especificações do futuro avião, considerando variáveis como “potência, peso, dimensões, sistemas de comunicação e configuração da cabine”, indicou em declarações ao portal Military.com o Comando de Materiais da Força Aérea.
Baseada na Califórnia, a startup está trabalhando em um jato supersónico de baixo “boom” (o ruído altíssimo produzido quando se quebra a barreira do som) que atinge a velocidade Mach 1.8. A máquina chamou a atenção da Directoria de Transporte Aéreo Presidencial e Executivo da Força Aérea dos Estados Unidos.
A própria empresa selecionada confirmou em um comunicado que as modificações vão incluir “a reconfiguração da cabine da aeronave para incluir as comodidades demandadas, o equipamento de comunicações e as medidas de segurança que permitam aos líderes norte-americanos e seus convidados trabalhar e descansar a bordo da aeronave”.
O anúncio vem algumas semanas depois da notícia, revelada no mês passado, de que a mesma directoria estava investindo em outra empresa, a Hermeus Corporation, sediada em Atlanta. A Hermeus está trabalhando em um veículo hipersónico de 20 lugares que poderia levar passageiros de Nova York a Londres em 90 minutos.
O projecto da empresa de Atlanta é levemente diferente: a Hermeus está fazendo parceria com a Força Aérea dos Estados Unidos e a directoria de transporte aéreo da presidência para desenvolver sua nave Mach 5, cuja imagem aparece abaixo desta reportagem. Ela iria apoiar a frota presidencial e executiva.

“O futuro para viagens rápidas globais de passageiros é o voo supersónico de baixo boom”, declarou o CEO da Exosonic, Norris Tie, em um comunicado.
“O baixo boom permite que os viajantes voem em velocidades supersónicas sem gerar barreiras perturbadoras para as pessoas que estão em terra”.
Afinal, de que velocidade estamos falando? Bem, a velocidade Mach 1.8 é de cerca de 2.222 quilómetros por hora; portanto, a aeronave da Exosonic promete reduzir pela metade o tempo de cruzeiro em comparação com as aeronaves já existentes.
De acordo com o contrato, a Exosonic também trabalhará com a Força Aérea dos EUA para modificar a cabine da aeronave, fazendo com que ela tenha as medidas de segurança necessárias para o equipamento de comunicação e os acessórios elegantes que permitirão aos líderes dos EUA e seus convidados trabalhar e descansar a bordo. De acordo com o site Military.com, um protótipo supersónico do Força Aérea Um dos EUA pode ser lançado em 2025.
Comments