top of page

EUA: Chega a 200 mil mortos pela Covid-19

Os EUA são o primeiro país a alcançar 200 mil mortos desde o início da pandemia. Em números absolutos, o Brasil é o segundo com mais óbitos, com mais de 137 mil.

Os Estados Unidos superaram esta terça-feira uma marca verdadeiramente trágica. Segundo os dados compilados pela Universidade Johns Hopkins, o país ultrapassou as 200 mil vítimas mortais provocadas pela Covid-19, apenas oito meses depois de ter sido detetado o primeiro caso de coronavírus em território norte-americano. 

As primeiras 100 mil mortes confirmadas nos EUA ocorreram entre Janeiro e Maio. A doença se espalhou rapidamente por todos os 50 estados americanos, mas foi Nova York, entre Março e Abril, que registrou os piores dias da pandemia , a maior cidade do país registrava centenas de mortes por Covid-19 a cada dia e precisou passar por um lockdown severo.

Para se ter uma ideia da dimensão do número de óbitos provocados pela Covid-19 nos Estados Unidos, nesta altura equivaleria a um ataque terrorista do 11 de Setembro durante 67 dias seguidos. 

Acredita-se que o número real seja muito maior, em parte porque muitas mortes provocadas pelo novo coronavírus foram provavelmente atribuídas a outras causas, especialmente no início, antes dos testes generalizados. 

"É completamente abissal que tenhamos chegado a este ponto", disse Jennifer Nuzzo, uma das responsáveis do centro de pesquisa de saúde pública da Universidade Johns Hopkins, em declarações à Associated Press.

As mortes atingem cerca de 770 por dia, em média, e um modelo da Universidade de Washington prevê que o número total de mortes nos EUA duplicará para 400 mil, até ao final do ano, à medida que as escolas reabrem e chega o frio.

Os especialistas dizem ainda que, contrariando as palavras do Presidente Donald Trump, não é provável que haja uma vacina disponível antes de 2021.

“A ideia de 200 mil mortes é realmente muito preocupante, em alguns aspetos impressionante”, reconheceu Anthony Fauci, o principal conselheiro da Casa Branca para a pandemia.

O número reflete a posição nada invejável da América, que se tem mantido, há cinco meses, como líder mundial em número absoluto de infeções confirmadas, num país que tem menos de 5% da população mundial, mas mais de 20% das mortes relatadas.

Apenas cinco países - Peru, Bolívia, Chile, Espanha e Brasil - têm classificação superior em mortes por Covid-19 ‘per capita’.

Atualmente, a maior parte dos estados americanos tem apenas restrições pontuais para a abertura de estabelecimentos, e há disputas políticas e judiciais sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras.

O tema chegou à disputa eleitoral entre o presidente Donald Trump e o oposicionista Joe Biden, que disputam a presidência em novembro. O democrata disse, em campanha, que pretende baixar uma lei para obrigar o uso de máscaras no país.



Comments


Join our mailing list

Obrigado pelo envio!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn ícone social

© 2020 por Fazendo Barulho.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page