EUA: Cientistas descobrem anticorpos capaz de neutralizar a Covid-19
- Adeildo Velôso da Silva
- 17 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Cientistas da Universidade de Pittsburgh isolaram uma pequena molécula biológica que "neutraliza completa e especificamente" o vírus SARS-CoV-2, que origina a Covid-19.

Cientistas da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, dizem ter feito um grande avanço no que diz respeito ao tratamento e possível prevenção do coronavírus. Os pesquisadores afirmam ter isolado "a menor molécula biológica" que "neutraliza completa e especificamente" o vírus que causa o coronavírus. Para isso, eles criaram uma droga chamada Ab8 , um componente de anticorpo que é 10 vezes menor do que o anticorpo normal.
Os cientistas foram encorajados por ensaios que parecem ter sido "altamente eficazes na prevenção e no tratamento" das infecções por SARS-CoV-2 em ratos e hamsters. Os pesquisadores explicam que ele não se liga às células humanas, um bom sinal de que não terá efeitos colaterais negativos nas pessoas. Portanto, os cientistas da UPM defendem que a droga pode ser considerada como um potencial preventivo contra a SARS-CoV-2. "Ab8 não só tem potencial como terapia para covid-19, mas também pode ser usado para evitar que as pessoas contraiam infecções por SARS-CoV-2", disse o co-autor John Mellors, chefe da Divisão de Doenças Infecciosas da Pitt and UPMC. "Anticorpos de tamanho maior têm funcionado contra outras doenças infecciosas e têm sido bem tolerados, o que nos dá esperança de que possa ser um tratamento eficaz", completou.
O próximo passo, segundo eles, é descobrir como as pessoas devem tomar a droga, por injecção ou por inalação, pelo nariz. O Ab8 foi avaliado por equipes de cientistas da University of North Carolina em Chapel Hill (UNC) e da University of Texas Medical Branch (UTMB), em Galveston, bem como da University of British Columbia e University of Saskatchewan. Todos eles, segundo o Daily Mail, confirmaram que a droga parece impedir o vírus de entrar nas células. Os ratos que receberam Ab8 tinham dez vezes menos vírus infeccioso do que os roedores que não foram tratados com a nova droga.
O cientista referiu ainda que "a pandemia da Covid-19 é um desafio global que a humanidade enfrenta, mas a ciência biomédica e a engenhosidade humana provavelmente irão superá-lo".
"Esperamos que os anticorpos que descobrimos contribuam para esse triunfo", rematou.
A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 929.391 mortos e mais de 29,3 milhões de casos de infecção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em Fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.
Comments