EUA: Envelope com veneno letal foi enviado para a Casa Branca
- Adeildo Velôso da Silva
- 20 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Correspondência com ricina foi interceptada pelo Serviço Postal da sede do governo norte-americano; substância tóxica de origem vegetal pode levar à morte.

Um envelope que continha ricina, um veneno letal, foi enviado para a Casa Branca, adianta o The New York Times.
Não se sabe quando é que o envelope foi interceptado, mas segundo o Times foi interceptado antes de chegar à sala de correio da Casa Branca. As autoridades federais norte-americanas estão a tentar descobrir quem enviou o envelope e a investigar se outros envelopes foram enviados para o sistema postal dos Estados Unidos.
Fontes do Serviço Secreto disseram ao jornal "The New York Times" que o envelope foi enviado de um endereço no Canadá. Segundo a publicação, o material tóxico foi recolhido antes de chegar ao centro de distribuição que fica dentro da sede do governo norte-americano.
A rede de notícias CNN também citou fontes ligadas a segurança nacional para dizer que dois testes foram feitos para comprovar a presença de ricina. Ela disse também que a carta seria endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Segundo a agência de notícias Reuters, a polícia federal norte-americana confirmou a investigação sobre uma "carta suspeita" enviada para o serviço postal, mas disse que não há, "neste momento", ameaça à segurança pública.
Todas as correspondências endereçadas para a Casa Branca passam por uma triagem em busca de produtos tóxicos ou perigosos, como medida de segurança. Em 2013, uma carta com ricina foi enviada para o então presidente Barack Obama. Ela foi interceptada pelo serviço secreto.
A ricina, que provém do óleo de rícino, pode provocar náuseas, vómitos, hemorragias internas no estômago e intestinos se for ingerida. Consequentemente pode levar à falha do fígado, do sistema renal e até à morte devido ao colapso do sistema circulatório. Não se conhece um antídoto para a ricina.
Comments