EUA: Incêndios florestais obrigam a retirada de 500 mil pessoas
- Adeildo Velôso da Silva
- 12 de set. de 2020
- 2 min de leitura
As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira (11) que ao menos 23 pessoas morreram nos incêndios florestais que atingem o norte da Califórnia e o Oregon.

A quantidade de mortos pode aumentar, já que as equipes de resgate estão procurando por dezenas de desaparecidos. Em decorrência das chamas, milhares de moradores precisaram deixar suas residências às pressas.
Segundo as autoridades, os ventos na região diminuíram e as chamas avançaram mais lentamente nesta sexta-feira, permitindo que os bombeiros progredissem no combate aos incêndios. No entanto, a fumaça prejudicou a visibilidade e os helicópteros não puderam sobrevoar a área.
"Cerca de 500 mil residentes do Oregon foram retirados e esse número continua a crescer", informaram na quinta-feira as autoridades, em comunicado citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).
Os fogos florestais estendem-se por 365 mil hectares, "um recorde" no Oregon, segundo a nota. Os bombeiros combatem 37 incêndios em simultâneo naquele estado, de acordo com o Gabinete de Gestão de Emergência do Oregon.
O número de pessoas forçadas a deixar as suas casas representa mais de 10% dos cerca de 4,2 milhões de habitantes naquele estado.
Um incêndio na localidade de Molalla, no condado de Clackamas, cerca de 50 quilómetros a sul de Portland, levou a polícia a percorrer as ruas com um altifalante, gritando "Evacuar agora". A medida forçou 9.000 pessoas a deixar as suas casas naquela localidade.
Uma prisão para mulheres nos arredores de Portland foi evacuada "por precaução", informou o departamento correccional do Oregon, citado pela agência Associated Press (AP), com as detidas a serem transferidas para outras instalações.
O Oregon está a enfrentar incêndios "sem precedentes" na sua história, segundo a governadora daquele estado, Kate Brown, que previa, já na quarta-feira, "numerosas perdas, em termos de edifícios e vidas humanas".
Os incêndios continuam a devastar a costa oeste dos Estados Unidos, forçando milhares a fugir e destruindo centenas de habitações.
Cerca de 14 mil bombeiros continuam a combater os incêndios florestais que se estendem do estado de Washington, que faz fronteira com o Canadá, até San Diego, no sul da Califórnia.
Um satélite mantido pela União Europeia fotografou uma gigante nuvem de fumaça que se formou na Califórnia na quarta-feira (09). O fenómeno, causado pelos incêndios florestais, pode levantar uma coluna de gás a até 8 mil metros de altura.

Por causa da fumaça das queimadas, o céu na região da Baía de San Francisco ficou com a cor laranja na quarta-feira.

留言