Grécia: Fogo no maior campo de refugiados
- Adeildo Velôso da Silva
- 10 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Vários incêndios deflagraram às primeiras horas da manhã desta quarta-feira no maior campo de refugiados na Grécia, em Moria, na ilha de Lesbos, levando milhares a fugir.

Considerado o mais insalubre da Europa, o campo de Moria abriga quase 12,7 mil demandantes de asilo - quatro vezes acima de sua capacidade.
Os bombeiros afirmaram que os focos de incêndio estavam “espalhados nos prados ao redor do campo, mas também dentro da estrutura".
Segundo o presidente da câmara da pequena localidade de Moria, Yiannis Mastroyiannis, o incêndio deflagrou depois de os 35 requerentes de asilo que tiveram resultado positivo no teste de Covid-19 terem recusado ser transferidos para um centro de isolamento.
A partir desse momento, começaram os confrontos entre os refugiados, tendo alguns começado a atear fogos, tanto no interior do recinto como no olival que rodeia o campo, de acordo com a mesma fonte, citada pela agência de notícias espanhola Efe.
Por causa dos ventos fortes, as chamas espalharam-se rapidamente e destruíram quase tudo, especialmente contentores e tendas.
Milhares fugiram do acampamento e dirigiram-se para a localidade vizinha de Mytilene, tendo a Polícia bloqueado o acesso à cidade, situada a cerca de oito quilómetros de distância, para evitar uma emergência sanitária, já que o campo de refugiados estava em quarentena.
O responsável governamental do campo de refugiados, Manos Logothetis, disse que o campo tinha sido completamente evacuado e que o desafio agora é encontrar alojamento para as 13 mil pessoas que lá viviam.

O fogo está já controlado, mas os bombeiros tiveram muitos problemas para o combater durante a madrugada, não só porque ocorreram várias explosões, mas porque grupos de refugiados os atacaram com pedras, informou a imprensa local.
O porta-voz do Governo grego garantiu que será dada "atenção imediata" para permitir abrigar todos os moradores do campo e que os mais vulneráveis terão atenção especial.
O porta-voz do governo grego, Stelios Petsas, anunciou que a ilha de Lesbos está em estado de emergência.
Comments