top of page

Japão: Tufão Haishen ventos fortes

O tufão Haishen se aproxima do sul do Japão continental neste domingo (06), levando as autoridades a recomendar a evacuação e alertar a população sobre a possibilidade de "chuvas recordes, vento sem precedentes, marés altas e grandes ondas no oceano".

O tufão Haishen, classificado como "grande" e "extremamente forte", levou a ordens de evacuação para mais de três milhões de habitantes, principalmente em Kyushu, uma das principais ilhas do Japão, onde a tempestade deveria chegar nas próximas horas.

No entanto, o tufão enfraqueceu um pouco e, ao contrário das previsões anteriores, está se movendo para o oeste, distanciando-se do continente.

Mais de 1,5 milhões de pessoas foram obrigadas a sair das cidades de Okinawa, Nagasaki, Kagoshima, Miyazaki e Kumamoto.

No entanto, as autoridades nipónicas dizem que mais 5,6 milhões de pessoas a procurar abrigo, segundo dados avançados pela emissora pública NHK.

Com o alerta dado pelas autoridades, alguns cidadãos já optaram por instalar-se em hotéis, levando à ocupação integral de muitos estabelecimentos da região.

"As áreas por onde o tufão passa devem ter ondas e ventos fortes recordes", disse um funcionário da meteorologia em entrevista coletiva transmitida pela televisão neste domingo.

"Estou pedindo a todos que tomem o máximo de cautela, sigam as instruções das autoridades locais e protejam sua própria vida. Depois de entrar em uma área de vento forte, você não será capaz de ir para um lugar mais seguro."

O tufão está previsto para ter pressão atmosférica de 935 hectopascais em seu centro e ventos sustentados de até 252 km/h até segunda-feira, disse a agência meteorológica.

O centro do tufão estava perto de Amamioshima, entre Kagoshima e Okinawa, no domingo, movendo-se para o norte a 20 km/h.

Tudo isso pode causar "deslizamentos de terra ou mesmo inundações nas proximidades de grandes cursos de água", disse Yoshihisa Nakamoto, diretor da divisão de previsões da agência meteorológica.

Conforme o tufão se aproxima de ilhas habitadas, seus ventos podem se tornar fortes o suficiente para derrubar postes de energia ou virar veículos, alertaram os meteorologistas.

Esta tarde, a tempestade passou por um grupo de pequenas ilhas perto de Kyushu.

Mais de 500 voos foram cancelados este domingo no Japão devido ao avanço do tufão Haishen em direção ao sudoeste do arquipélago, causando ainda suspensões na rede ferroviária da região que vão permanecer na segunda-feira.

A maioria dos voos afetados partiam ou dirigiam-se para a ilha de Kyushu e para a província de Okinawa, informou a emissora pública NHK.

A tempestade deve avançar para o norte e passar pela costa oeste de Kyushu, atingindo a península coreana na manhã de segunda-feira (07), de acordo com a agência meteorológica.

A Guarda Costeira japonesa teve de interromper as operações de busca da tripulação de um navio que naufragou e que pediu ajuda na quarta-feira perto da ilha de Amami Oshima, atingida pelo primeiro tufão, Maysak.

Enquanto isso, os barcos-patrulha continuam no mar, para retomar as buscas assim que o tufão Haishen deixar a região, disse um funcionário à AFP.

Comments


Join our mailing list

Obrigado pelo envio!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn ícone social

© 2020 por Fazendo Barulho.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page