Mundo: Primeiro voo oficial entre Israel e Emirados Árabes Unidos
- Adeildo Velôso da Silva
- 1 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Após acordo, Israel faz 1º voo comercial para Emirados Árabes, a aproximação entre Israel e Emirados Árabes tem sido condenada com veemência pelas autoridades palestinas, que consideram o ato uma 'traição'

Após assinar um acordo de normalização das relações diplomáticas, partiu nesta segunda-feira (31) do aeroporto de Ben Gurion, em Tel Aviv, o primeiro voo comercial entre Israel e os Emirados Árabes Unidos (EAU).
A bordo, estavam membros do governo israelense e dos Estados Unidos, que intermediaram o pacto entre as duas nações. Segundo o genro de Donald Trump e assessor sênior para assuntos internacionais, Jared Kushner, essa é uma "viagem histórica" para o Oriente Médio.
O comandante do voo, Tal Becker, lembrou que essa será a primeira vez que uma aeronave registrada em Israel "sobrevoará a Arábia Saudita" e que "todos estamos empolgados e esperamos que mais voos históricos nos levem a outras capitais da região, fazendo-nos avançar todos a um futuro mais próspero". O avião, um Boeing 737 da companhia aérea El Al, teve um desenho especial para a viagem, com a palavra "Paz" escrita em três idiomas.
Três horas e meia de voo entre Telavive e os Emirados Árabes Unidos começaram aparentemente a mudar a geopolítica do Medio Oriente.
A Arábia Saudita permitiu a passagem do avião da companhia aérea israelita no seu espaço aéreo, no voo para Abu Dabi.
Nas reações, Jarred Kushner, genro e assessor de Donald Trump, neto de sobreviventes do Holocausto, disse que espera que mais países árabes do Golfo e também os palestinianos se unam no esforço de pacificação na região.
Comments