NASA: Asteroide do tamanho de ônibus passou 'perto' da Terra
- Adeildo Velôso da Silva
- 25 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Batizado de 2020 SWO, objeto tem de 5 a 10 metros de largura, segundo a Nasa.

A Nasa anunciou na manhã desta quinta-feira (24) que um asteroide está passando "perto" da Terra – a cerca de 22 mil km da superfície do planeta.
O astro não está em uma trajetória de impacto com a Terra. "Se estivesse, a rocha espacial quase certamente se quebraria no alto da atmosfera, tornando-se um meteoro brilhante conhecido como bola de fogo", afirmou a agência espacial norte-americana em nota.
Segundo a Nasa, o momento em que o corpo celeste passou mais perto da Terra foi na manhã desta quinta-feira, sobre o sudeste do Oceano Pacífico.
Com base em seu brilho, os cientistas estimam que o astro, cujo nome oficial é 2020 SW, tenha de 5 a 10 metros de largura e o tamanho de um ônibus escolar.

De acordo com o diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS, na sigla em inglês), da Nasa, Paul Chodas, devem existir mais de 100 milhões de asteroides como esse.
Por diversas vezes ao ano, alguns desses corpos celestes chegam "perto" da Terra, mas chegam a entrar a atmosfera do planeta apenas uma ou duas vezes no mesmo período.
"As capacidades de detecção das pesquisas de asteroides da Nasa estão melhorando continuamente. Agora devemos esperar encontrar asteroides desse tamanho alguns dias antes que eles se aproximem de nosso planeta", disse Chodas.
O astro seguirá sua jornada ao redor do Sol e não retornará às proximidades da Terra até 2041, quando fará um passagem muito mais distante.
Comments