top of page

ONU: Critica Bolsonaro e outros lideres

Numa coletiva de imprensa nesta sexta-feira, o Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos mandou um recado a Bolsonaro e outros lideres que vêm atacando os jornalistas.

No último no Domingo (23), Bolsonaro respondeu uma pergunta sobre denúncias de corrupção com a seguinte frase: "minha vontade é encher tua boca com uma porrada". Nos dias seguintes, ele voltou a atacar a imprensa durante um evento sobre a pandemia, usando palavras como "otário" e "bundão". Devido a repercussão, Bolsonaro editou um vídeo tentando dizer que o repórter falou sobre sua filha e família, mas não durou muito tempo, e o vídeo original mostra que em nenhum momento o repórter falou da família do presidente.

Os especialistas internacionais temem que as palavras de Bolsonaro se transformem em atos concretos contra os profissionais de imprensa. De acordo com Rupert Colville, porta-voz da ONU para Direitos Humanos, líderes políticos tem um papel na sociedade em termos de exemplo.

"Pedimos a todos os presidentes e primeiro-ministros, inclusive o presidente Bolsonaro, que tomem cuidado com o que dizem", afirmou o porta-voz. Segundo ele, jornalistas precisam ser autorizados a "fazer boas perguntas". "Esperamos que jornalistas façam perguntas sensatas e que não sejam agressivos em seu questionamento. Mas eles tem direito de fazer perguntas e perguntas penetrantes", disse o porta-voz do escritório da ONU liderado pela chilena Michelle Bachelet. Segundo ele, jornalistas devem ser "protegidos". No direito internacional, eles tem liberdade de expressão, como qualquer outra pessoa", explicou. Na avaliação da ONU, jornalistas desempenham o "papel vital" na sociedade.

Comments


Join our mailing list

Obrigado pelo envio!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn ícone social

© 2020 por Fazendo Barulho.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page