Portugal: Aeroporto de Faro superlotado
- Adeildo Velôso da Silva
- 29 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
Chegada simultânea de voos e mais de 800 pessoas.

Centenas de pessoas desesperaram esta quarta-feira pelo controlo de passaportes, por causa da abertura do corredor aéreo com o Reino Unido. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e a ANA Aeroportos trocam acusações sobre a responsabilidade do que aconteceu.
O SEF confirmou a veracidade do momento, explicando que "se tratou de uma situação pontual e circunscrita, registada em apenas uma hora, no dia 26 de agosto". Segundo o serviço, durante aquela hora aterraram oito voos, o que correspondeu a mais de 800 passageiros controlados na fronteira.
"Atualmente, o controlo documental de passageiros no Aeroporto de Faro está a funcionar, por determinação da ANA Aeroportos, na chamada 'zona de inverno', que não se encontra adequada a receber o exponencial crescimento do número de passageiros (+190%), após a abertura do corredor aéreo com o Reino Unido", adiantou fonte do SEF.
A ANA, por sua vez, nega que exista uma “zona de verão” e outra “zona de inverno”, alegando que a zona é a mesma, com a diferença de que no verão costumam estar abertos 10 balcões e no inverno metade. Atualmente, e na sequência da descida acentuada do número de voos, estavam abertos apenas cinco balcões. A empresa diz que o SEF inicialmente só estava a usar dois, passando mais tarde a usar apenas um terceiro.
De acordo com o SEF, vão ainda entrar em funcionamento, até segunda feira, 16 e-gates de nova geração, que irão possibilitar um controlo de fronteira automatizado em menos de 20 segundos (oito localizadas na zona das partidas e oito nas chegadas).
Comments