Portugal: Alunos de risco, vão poder manter as aulas à distância
- Adeildo Velôso da Silva
- 4 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Os alunos que integrem grupos de risco para a covid-19, vão ter acompanhamento não presencial durante o próximo ano letivo, à semelhança do que já acontecia com doentes oncológicos, segundo um despacho emitido hoje pelo Ministério da Educação.

O Ministério da Educação emitiu um despacho nesse sentido, que é uma adaptação da portaria para apoio aos estudantes com doença oncológica. Assim, prevê que os alunos possam ter acompanhamento não presencial, “recorrendo a apoio que permita manter o contacto com a turma de origem, mediante acordo com a família, podendo ser mobilizados recursos em caso de manifesta necessidade”.
O despacho explica ainda o que devem fazer os encarregados de educação que pretendam pedir dispensa de atividades letivas e formativas presenciais em contexto de grupo ou turma.
Cabe às escolas definir as medidas de apoio educativo que se aplicam a cada aluno. Entre as medidas educativas previstas, estão condições especiais de avaliação e de frequência escolar, e o apoio educativo individual em contexto escolar ou no domicílio, presencial ou à distância, através da utilização de meios informáticos de comunicação.
Os pais podem pedir este regime na escola, mas têm de ser ouvidos na determinação das medidas a adotar e ter acesso a toda a informação sobre a aprendizagem dos filhos.
O ano letivo em Portugal, começa no dia 17 de Setembro.
Comments