top of page

Venezuela: Vazamento de petróleo causa maré negra

Um vazamento de petróleo afeta a costa oeste da Venezuela após um problema em uma tubulação ligada ao principal centro de refino do país, informou no sábado (12) a estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA).

A empresa disse ter efetuado trabalhos de "limpeza" na zona, situada perto de Miranda, no estado de Falcon, após reparar a fuga.

Segundo a PDVSA, o fornecimento de petróleo bruto à refinaria de Paraguaná, com uma capacidade de 950.000 barris por dia, não foi afectado.

A oposição e organizações ambientais já tinham denunciado na quinta-feira o derramamento de petróleo no estado de Falcon. A Comissão de Meio Ambiente do Parlamento, de maioria opositora, tuitou que imagens de satélite mostravam "mais de 13 quilômetros de mancha" na região.

"Crime em Golfete de Coro, aqui está a origem dos vazamentos", denunciou na quinta-feira Eudis Girot, sindicalista petroleiro, no Twitter, com um vídeo gravado por pescadores da região que mostra a mancha no mar.

Em Agosto, um derramamento de petróleo poluiu quatro quilómetros de praias no Parque Nacional Morrocoy, uma reserva marinha fortemente turística, também no estado de Falcon, de acordo com as mesmas fontes.

Segundo a Associação Ecologista para a Preservação Ambiental de Falcón, as raízes dos mangues em Golfete de Coro são afectadas pela presença de hidrocarbonetos e produtos químicos que "provocam asfixia e morte em massa na floresta".

A Venezuela tem as maiores reservas petrolíferas do mundo, mas sofre de uma enorme escassez de combustível.





Comments


Join our mailing list

Obrigado pelo envio!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn ícone social

© 2020 por Fazendo Barulho.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page