top of page

Áustria: Motorista de camião detido com vários migrantes

Veículo não tinha ventilação e maioria dos imigrantes estava inconsciente. Polícia parou caminhão depois que passageiros pediram socorro.

Um grupo com mais 40 migrantes, incluindo seis crianças, da Síria, Iraque e Turquia, foram descobertos na noite de 09 de Setembro perto de uma autoestrada na Baixa Áustria, nordeste do país, segundo um comunicado de imprensa divulgado hoje pela polícia local.

Os passageiros clandestinos disseram que "estavam com medo de morrer por falta de oxigénio durante a viagem" e conseguiram parar o camião, sendo que "alguns aproveitaram para fugir", detalhou a polícia austríaca.

Com o veículo parado, alguns dos migrantes conseguiram escapar, segundo a polícia austríaca. De um total de 43 pessoas, 38 foram encontrados.

As autoridades intervieram rapidamente de helicóptero depois dos alertas dos motoristas que passavam nas proximidades. O motorista do veículo, um turco de 51 anos que vivia na Roménia, foi detido e os investigadores suspeitam da existência de uma rede maior.

De acordo com os primeiros elementos da investigação, os migrantes entraram no camião na Roménia, por uma quantia entre 6.000 a 8.000 euros, para cruzar a fronteira externa Schengen da União Europeia que separa a Roménia da Hungria e chegar à Europa ocidental através da Áustria, embora as autoridades não saibam especificar qual seria o destino final.

Os ocupantes do veículo contaram que, durante o percurso, sofreram com a falta de ar no compartimento de carga. Vários deles perderam temporariamente a consciência durante a viagem.

Segundo fontes policiais, alguns ocupantes do caminhão estavam em más condições físicas e foram receberam atendimento de primeiros socorros antes de serem transferidos a um centro policial.

"Actualmente estamos a registar um aumento no número de passagens" clandestinas, explicou o chefe da agência de investigação criminal da Baixa Áustria, Omar Haijawi-Pirchner.

Em Agosto de 2015, 71 pessoas morreram na Áustria por asfixia no compartimento refrigerado de uma camioneta, um caso que abalou a opinião pública internacional e favoreceu a abertura temporária das fronteiras europeias a centenas de milhares de requerentes de asilo.

No ano passado, a justiça húngara pronunciou penas de prisão perpétua contra os quatro principais traficantes da rede que embarcava as vítimas na Hungria.

Comments


Join our mailing list

Obrigado pelo envio!

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn ícone social

© 2020 por Fazendo Barulho.

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page