Índia e China concordam em reduzir a tensão e restaurar paz
- Adeildo Velôso da Silva
- 12 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Após uma reunião diplomática de alto nível em Moscou, China e Índia disseram que concordaram em diminuir as tensões na disputada fronteira dos dois países no Himalaia. Representantes de ambos os lados se comprometeram a tomar medidas para restaurar a "paz e a tranquilidade".

Na cidade de Leh, no Himalaia, a capital do recém-criado território da Índia, Ladakh, localizado 11.500 pés (3.505 metros) acima do nível do mar, as pessoas estão preocupadas com a perspectiva de guerra. O impasse na fronteira de meses entre a Índia e a China, juntamente com as restrições ao coronavírus, já afectou a movimentada temporada de turismo, eliminando a renda tão necessária na região.
Milhares de soldados dos gigantes asiáticos estiveram em um confronto olho a olho, particularmente na região de Ladakh, desde que pequenas escaramuças foram constatadas no final de Abril.
No entanto, em um grande alívio para as pessoas dali, a sombra da guerra parece ter acabado por agora, depois que os ministros de relações exteriores dos rivais com armas nucleares anunciaram na sexta-feira que suas tropas devem se desligar e tomar medidas para restaurar a “paz e tranquilidade” na disputado fronteira.
“Os dois chanceleres concordaram que a situação actual nas áreas de fronteira não é do interesse de nenhum dos lados. Eles concordaram, portanto, que as tropas de fronteira de ambos os lados devem continuar seu diálogo, se desligarem rapidamente, manterem a distância adequada e aliviarem as tensões”, declaração conjunta do chanceler chinês Wang Yi e seu homólogo indiano Subrahmanyam Jaishankar disse.
Chering Dorjay Lakrook, ex-líder do partido governista indiano está “cautelosamente optimista” porque diz que os chineses estão ganhando tempo para fortalecer sua posição. Os analistas de defesa indianos também com preocupações semelhantes apontando para acordos anteriores alcançados durante negociações em nível militar que não conseguiram diminuir as tensões de fronteira mais sérias em quase 50 anos.
A verdade é que, as relações Índia-China fizeram progressos constantes ao longo dos anos, e os líderes dos dois países se reuniram várias vezes e chegaram a uma série de importantes consensos sobre o desenvolvimento das relações bilaterais, disse ele.
O lado indiano está preparado para trabalhar com a China para aliviar as tensões na fronteira através do diálogo e da negociação e para restaurar e manter a paz e a tranquilidade nas áreas fronteiriças, disse Jaishankar.
Os dois lados chegaram a um consenso de cinco pontos em relação à situação actual após a conversa.
Comentários